Obama pede uma nova estrutura da Otan que se adapte aos desafios atuais

Baden-Baden (Alemanha), 3 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta sexta-feira uma nova estrutura para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que seja tão bem-sucedida em acometer os desafios deste século como o foi a antiga durante a Guerra Fria.

EFE |

Obama fez este pedido em entrevista coletiva no balneário alemão de Baden-Baden com a chanceler alemã, Angela Merkel, co-anfitriã da cúpula da Otan realizada entre hoje e amanhã em Estrasburgo e Kehl (Alemanha) para comemorar o 60º aniversário de sua fundação.

Segundo sua opinião, o conflito no Afeganistão, para o qual apresentou uma nova estratégia que exporá aos aliados na cúpula, representará "uma prova" da nova estrutura.

Dentro de sua nova estratégia, os EUA planejam enviar 21 mil soldados mais nos próximos meses ao Afeganistão, para reforçar os cerca de 36 mil com que já conta, e pedirá nesta cúpula a seus aliados que aumentem suas contribuições, se não for de tropas que sejam econômicas ou para formar as forças afegãs.

Por sua vez, a chanceler alemã apoiou a posição de Obama e indicou que a nova estratégia coincide com o que seu país quer.

Segundo Merkel, a Otan já soube enfrentar desafios em lugares como os Bálcãs e deve também responder ao desafio no Afeganistão.

A estratégia também compreende maior assistência para o Paquistão, mas Obama descartou que isso implique incursões nesse país. "O que queremos é trabalhar mais efetivamente no Paquistão e evitar que se desenvolvam atos extremistas a partir dali".

Reconheceu que se trata de uma situação "muito complexa" e "com várias facetas".

"Enquanto mais diplomacia possamos utilizar, enquanto mais países possam participar da assistência ao Afeganistão, com maior efetividade poderemos treinar as forças para um conflito diferente daquele para o qual estiveram se preparando até agora", opinou Obama. EFE mv/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG