Washington, 10 dez (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, acredita que o governador do estado de Illinois, Rod Blagojevich, acusado de corrupção, deveria renunciar.

O porta-voz de Obama, Robert Gibbs, afirmou hoje que o presidente eleito está de acordo com a opinião que, "dadas as circunstâncias, é difícil que o governador siga fazendo seu trabalho e servindo o povo de Illinois".

Depois que Obama deixou seu cargo de senador por Illinois após ganhar as eleições de 4 de novembro, Blagojevich queria aproveitar que a lei lhe dá a responsabilidade de nomear o substituto para oferecer o cargo em troca de dinheiro, segundo o FBI (polícia federal americana).

Gibbs frisou que Obama acredita que a responsabilidade de nomear o novo senador não deve corresponder a Blagojevich e, em seu lugar, deveriam acontecer eleições especiais no estado para decidir a cadeira.

O processo eleitoral uma vez iniciado, segundo o porta-voz, deve oferecer garantias e transparência à população de Illinois. EFE mv/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.