coragem para aprovar reforma do sistema de saúde - Mundo - iG" /

Obama pede coragem para aprovar reforma do sistema de saúde

Washington, 15 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu hoje coragem aos congressistas para aprovar a reforma do sistema de saúde, em um último esforço para levar a medida adiante.

EFE |

Obama discursou hoje sobre a reforma em Strongville, no estado de Ohio, um dos que mais sofreu com a recessão econômica. Este foi o terceiro comício sobre o assunto em menos de uma semana.

Em seu discurso, o presidente americano assegurou que a reforma "trata de que tipo de país queremos ser. Trata-se dos milhões de vidas que vamos beneficiar, e em alguns casos salvar, em tornar a cobertura médica mais acessível e confiável".

"Precisamos de coragem, por isso estou aqui", insistiu.

A Casa Branca quer que a reforma - que está parada no Congresso e é a prioridade legislativa de Obama - seja votada ainda nesta semana.

Embora o presidente e os líderes da maioria democrata no Congresso queiram que a reforma seja votada já, muitos parlamentares, inclusive entre a bancada democrata, se mostram hesitantes em apoiá-la.

Obama apresentou há duas semanas sua proposta ampliada para a reforma, que inclui algumas iniciativas da oposição republicana.

Apesar disso, não conseguiu reduzir a oposição à medida entre os republicanos, que consideram, entre outras coisas, que a reforma representará uma despesa excessiva da forma que está concebida.

Os republicanos querem que a medida seja abandonada e que as negociações comecem novamente.

À resistência republicana se soma a de alguns democratas, tanto da parte moderada, preocupada com o efeito da medida no déficit fiscal do país, como entre os mais liberais, que acham que a medida não vai suficientemente longe. EFE mv/pb/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG