Obama pede maior cooperação internacional para superar desafios

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu neste sábado uma maior cooperação internacional para encarar os desafios mais urgentes como o terrorismo, a crise econômica e a poluição do meio ambiente.

AFP |

"Existem desafios que nenhuma nação, por mais poderosa que seja, pode encarar sozinha. Os Estados Unidos devem mostrar o caminho, mas a melhor maneira de solucionar estes problemas é trabalhar em cooperação com outros países", declarou Obama em seu discurso radiofônico semanal.

O dirigente ainda citou a proliferação nuclear, o terrorismo e o ressurgimento de velhos conflitos.

Estas declarações foram pronunciadas alguns dias depois de uma viagem à Europa e à Turquia, durante a qual o presidente americano tratou de restaurar a imagem dos Estados Unidos no exterior, abalada pelos oito anos do governo de George W. Bush, e pediu um reforço da cooperação.

Obama reiterou esta mensagem em sua alocução, destacando que a crise econômica não tem fronteiras, que a violência extremista mata inocentes de Nova York a Mumbai e que uma "dependência insustentável" ao petróleo estrangeiro e a outras fontes de energia polui o ar e a água.

"Não podemos permitir que as diferenças que temos com outras nações nos impeçam de buscar juntos soluções necessárias à nossa sobrevivência e ao nosso sucesso", finalizou.

mk/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG