60º aniversário da Otan. " / 60º aniversário da Otan. " /

Obama pede à Europa que melhore a capacidade da Otan

ESTRASBURGO - O presidente americano Barack Obama falou à Europa que os Estados Unidos querem melhorar a capacidade da Otan o máximo possível, horas antes de participar da cúpula do http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/04/03/otan+celebra+60+anos+buscando+novas+solucoes+para+afeganistao+5313938.html target=_top60º aniversário da Otan.

Redação com agências internacionais |

"Queremos aliados fortes. Gostaríamos de ver a Europa com uma capacidade de defesa robusta", afirmou Obama em coletiva de imprensa conjunta com o presidente francês Nicolas Sarkozy em Estrasburgo.

Obama também saudou a liderança corajosa de seu colega francês na Otan. "Agradeço à grande liderança do presidente Sarkozy, corajoso em tantas frentes. A energia que ele trouxe para as Relações Internacionais é algo beneficia a todos nós", disse.

Obama também pediu que a Coréia do Norte não realize seu anunciado lançamento de míssil.

"Deixamos bem claro aos norte-coreanos que o lançamento de seu míssil é uma provocação ".

Reunião com Sarkozy

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, Nicolas Sarkozy, realizaram nesta sexta-feira uma reunião bilateral em Estrasburgo, na França, onde depois participarão da cúpula do 60º aniversário da Otan .

O presidente francês e sua mulher, Carla Bruni, receberam Obama e a primeira-dama americana, Michelle, no palácio de Rohan, sede de três dos mais importantes museus de Estrasburgo.

AP
Obama e Michelle se encontraram com Sarkozy e Carla Bruni
Obama e Michelle se encontraram com Sarkozy e Carla Bruni

Obama e Sarkozy abordaram os últimos preparativos para a cúpula, na qual o presidente americano pediu aos aliados uma maior colaboração no Afeganistão.

Também abordaram os resultados da Cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes) da quinta-feira em Londres para combater a crise econômica e que acordou a injeção de US$ 1 trilhão na economia mundial através do Fundo Monetário Internacional.

Após a reunião e uma pequena entrevista coletiva, Obama irá ao ginásio esportivo Rhenus Sport, onde terá um encontro com jovens e responderá suas perguntas.

Giro pela Europa

Em seguida, o presidente americano viajará a Baden Baden, oeste da Alemanha, para uma reunião bilateral com a chanceler alemã, Angela Merkel, antes de um jantar com os 28 chefes de Estado e de governo da Otan, reunidos para a cúpula de 60 anos da Aliança Atlântica.

A reunião da Otan prosseguirá no sábado com as deliberações centradas na nova estratégia de Washington para o Afeganistão.

A primeira visita a França de Obama como presidente dos Estados Unidos acontece em meio a um rígido esquema de segurança. Vários bairros de Estrasburgo foram fechados pela polícia francesa, que na quinta-feira enfrentou 3.000 manifestantes e prendeu 300 pessoas.

Leia mais sobre Barack Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG