Obama passa férias de Natal no Havaí

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, passará as férias de Natal no Havaí (Pacífico), mas ainda não sabe a data da viagem, explicou seu porta voz nesta terça-feira, destacando que isso dependerá de como vai avançar o plano da reforma de saúde no Congresso.

AFP |

A equipe de Obama "vai decidir essa noite a data de partida do presidente. Quando a conhecermos a diremos. Mas não há nada decidido. Até agora nenhuma decisão foi tomada", declarou Robert Gibbs aos jornalistas.

Depois de meses de debates, o Senado norte-americano abriu na segunda-feira caminho para adotar a ambiciosa reforma do sistema de saúde, um dos principais projetos da administração Obama. O novo plano poderia ser adotado definitivamente na quinta-feira à noite, véspera de Natal.

O texto do Senado deverá logo ser reconsiderado junto com o da Câmara de Representantes antes de ser promulgado por Obama. Isso será o início de novas negociações ainda que o presidente deseje que a nova lei saia antes do fim do ano.

Durante as férias de Natal de 2008, Obama, então presidente eleito, viajou à sua terra natal, Havaí. Nadou, jogou golfe, mas também reservou um tempo para visitar uma base de marinheiros.

"É raro que os presidentes estejam realmente de férias (...) se há novidades sobre a reforma do sistema de saúde, evidentemente ele estará disponível", sublinhou seu porta-voz.

"O presidente continuará recebendo informação cotidiana sobre inteligência e segurança, como quando está viajando ao exterior. E disporemos evidentemente de uma rede extensa para conduzir qualquer tipo de situação", concluiu.

tq/mg/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG