Obama participa de almoço com Bush e ex-líderes dos EUA

Washington - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou hoje o extraordinário acontecimento que representa o almoço realizado na Casa Branca com o atual chefe de Estado, George W. Bush, e com todos os ex-presidentes dos Estados Unidos ainda vivos.

EFE |

EFE
Encontro de presidentes na Casa Branca: George H.W. Bush, o presidente eleito, Barack Obama, o atual prosidente dos EUA, George W. Bush, Bill Clinton e Jimmy Carter

Este foi o primeiro encontro de presidentes americanos desde 1981, e marcou um "momento histórico", segundo a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, referindo-se a uma das mais delicadas transições de poder da história recente dos EUA.

Dividiram a mesa com Obama e Bush democratas como Jimmy Carter (1977-1981) e Bill Clinton (1993-2001) e o pai do atual presidente, o republicano George H.W. Bush (1989-1993).

A administração do presidente Carter foi responsável pela assinatura, em 1978, de um acordo de paz em Camp David entre Menachem Begin, então primeiro-ministro israelense, e Anwar Sadat, então presidente do Egito.

Antes do almoço, o 43º e o 44º presidentes tiveram cerca de meia hora de conversa privada no salão oval da Casa Branca, 13 dias antes da posse de Obama.

Para o presidente eleito, que no dia 20 de janeiro se tornará o primeiro afro-americano a ocupar a Casa Branca, Bush deixará como herança duas guerras (Iraque e Afeganistão), uma grave crise econômica e uma situação complicada no Oriente Médio com seu rival incondicional Israel.

    Leia tudo sobre: busheua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG