guarda-chuva nuclear contra Irã, diz Ha aretz - Mundo - iG" /

Obama oferecerá a Israel guarda-chuva nuclear contra Irã, diz Ha aretz

Jerusalém - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, oferecerá a Israel um guarda-chuva nuclear para se proteger das ameaças do Irã, indica hoje o diário Haaretz, que cita fontes próximas ao novo Governo americano.

EFE |

"Os Estados Unidos vão declarar que um ataque a Israel vindo do Irã vai gerar uma devastadora resposta nuclear de Washington contra Teerã", assegura o jornal.

Israel é um dos países da comunidade internacional que mais pressionou nas capitais ocidentais para que o Irã seja impedido de alcançar a capacidade nuclear, temendo ser o primeiro alvo desse país em um futuro conflito.

A escolha de um novo presidente nos Estados Unidos e suas posturas de diálogo com Teerã preocupam em Israel, que deixa a porta aberta a qualquer opção, incluindo a militar, se os esforços diplomáticos fracassarem.

A primeira a sugerir o mecanismo dissuasório de um "guarda-chuva nuclear" foi a futura secretária de Estado, Hillary Clinton, durante sua campanha eleitoral para conquistar a candidatura democrata.

Hillary defendeu que era necessário oferecer a Israel e aos regimes árabes aliados dos Estados Unidos - como a Arábia Saudita e os Estados do Golfo - uma "capacidade de dissuasão" que fizesse o Irã pensar duas vezes atacá-los.

"O Irã deve saber que um ataque contra Israel terá uma resposta em massa", disse na ocasião.

Leia mais sobre: Obama - Israel

    Leia tudo sobre: israelobama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG