Obama oferece maior jantar de gala de seu mandato a Cameron

Celebridades como George Clooney e Anna Wintour participaram de evento para 362 convidados na Casa Branca

iG São Paulo |

Estrelas do cinema como George Clooney e ícones da moda como Anna Wintour participaram nesta quarta-feira de um jantar de gala oferecido pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao primeiro-ministro britânico, David Cameron. Com 362 convidados, o jantar foi o maior oferecido por Obama desde sua chegada ao poder, em janeiro de 2009.

Leia também: Obama e Cameron planejam mudar papel da missão no Afeganistão

Reuters
Obama e a mulher, Michelle, recebem David e Samantha Cameron na Casa Branca (14/03)

O banquete, realizado no jardim sul da Casa Branca, foi precedido por um brinde no qual o presidente americano descreveu Cameron como "o tipo de aliado que queremos ao lado nos bons tempos e nos maus". "Confio nele. Ele diz o que faz e faz o que diz. Vi sua personalidade e seu compromisso com a liberdade humana (durante a intervenção militar aliada ) na Líbia", afirmou Obama.

Em seu discurso, Cameron destacou três qualidades do líder americano: "a força, a autoridade moral e a sabedoria".

"Nunca esquecerei sua ligação sobre a Líbia, na qual me explicou o papel que os Estados Unidos desempenhariam ali. E todos estamos de acordo que o mundo é um lugar melhor sem Osama bin Laden e também sem (o ex-líder líbio) Muamar Kadafi ", disse Cameron.

Entre os convidados para o jantar, destaque para os atores George Clooney, que chegou acompanhado do ativista John Pendergast; Damian Lewis, protagonista de uma das séries favoritas de Obama, "Homeland"; os protagonistas da série britânica "Downton Abbey" Hugh Bonneville e Elizabeth McGover; a editora da revista "Vogue", Anna Wintour; o bilionário Warren Buffett; e o golfista Rory McIlroy.

Durante o jantar, houve brincadeiras sobre as respectivas preferências esportivas dos líderes e sobre a coincidência da visita de Cameron com o 200º aniversário da guerra de 1812, na qual os britânicos atearam fogo à Casa Branca. "Vocês realmente iluminaram este lugar", brincou Obama na cerimônia de boas-vindas.

Cameron confessou que o presidente americano teve de explicar-lhe algumas regras do basquete durante a partida que assistiram na terça-feira em Dayton (Ohio). "Um dia me vingarei convidando-o a uma partida de críquete e explicando a ele as regras e a terminologia que terá de aprender, assim como eu tentei ontem à noite", afirmou Cameron.

Com AP e EFE

    Leia tudo sobre: obamaeuacameronreino unidomichelle obamageorge clooney

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG