Praga - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou neste domingo que o http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/05/coreia+do+norte+qualifica+como+exito+lancamento+de+seu+satelite+5350937.htmllançamento de um míssil de longo alcance pela Coreia do Norte é um ato provocador e isola ainda mais esse país.

Em comunicado emitido desde Praga, onde se encontra como parte de uma viagem pela Europa, Obama, que hoje proporá em discurso uma iniciativa para eliminar as armas nucleares do mundo, assegurou que o lançamento norte-coreano é "uma ameaça contra a região do norte da Ásia e contra a paz e a segurança internacionais".

"Com este ato provocador, a Coreia do Norte se omitiu de suas obrigações internacionais, rejeitou os apelos à calma e se isolou ainda mais da comunidade internacional", declarou o presidente americano.

O governo americano, declarou o presidente, consultará "imediatamente " com seus aliados na região, incluindo Japão e Coreia do Sul, para apresentar o incidente perante o Conselho de Segurança da ONU e tomar medidas.

Impedir a proliferação de armas de destruição em massa e seus meios de lançamento é "uma grande prioridade" para seu Governo, disse o presidente.

Leia mais sobre: Coreia do Norte

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.