Obama nomeia vencedor de Nobel para secretário de Energia

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, indicou Stephen Chu, que recebeu o prêmio Nobel de Física de 1997, para secretário de Energia de seu futuro governo. Chu dirige o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia.

BBC Brasil |

Ao anunciar o nome de Chu em uma entrevista coletiva em Chicago nesta segunda-feira, Obama disse que as prioridades da nova administração serão acabar com a dependência americana do petróleo estrangeiro e combater as mudanças climáticas.

"Nós não podemos nos dar ao luxo de ser complacentes e nem de aceitar mais promessas quebradas", afirmou.

"Nós não vamos criar uma nova economia de energia da noite para o dia. Nós não vamos proteger nosso meio ambiente da noite para o dia. Mas nós podemos começar a trabalhar imediatamente."
Obama disse ainda que há muitas oportunidades para criar novos empregos na indústria ambiental.

Equipe
O presidente eleito indicou ainda Carol Browner, ex-chefe da Agência de Proteção Ambiental dos (EPA, na sigla em inglês) no governo Bill Clinton (1993-2001) e colaboradora do ex-vice-presidente Al Gore, para coordenar a política da Casa Branca para energia e mudanças climáticas.

Lisa Jackson, ex-diretora do Departamento de Proteção Ambiental de Nova Jersey, foi indicada para liderar a EPA e Nancy Sutley, vice-prefeita de Los Angeles, deverá ser chefe do Conselho de Qualidade Ambiental da Casa Branca.

A equipe que Barack Obama nomeou sinaliza sua determinação de mudar o que os democratas chamaram de "oito anos de negação republicana" em relação a questões ambientais, disse o correspondente da BBC em Washington, Andy Gallacher.

Obama toma posse como presidente no dia 20 de janeiro.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG