Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Obama nomeia secretária de Trabalho de origem latina e completa seu gabinete

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, completa nesta sexta-feira seu gabinete ministerial com a nomeação de Hilda Solís para a pasta do Trabalho - uma democrata latina considerada defensora dos direitos sindicais. Também será anunciado o nome do novo representante de Comercio (USTR em inglês) que, segundo a imprensa, será o ex-prefeito da cidade texana de Dallas, Ron Kirk, e ainda o secretario de Transporte, Ray LaHood, un legislador republicano.

AFP |

Fica faltando nomear os encarregados de dois postos de importancia estratégica: o chefe da Agência Central de Inteligência (CIA) e o da inteligência nacional.

"É um dos períodos de transição mais bem organizados e preparados que já vimos", declarou um historiador da Universidade de Princenton, Julian Zelizer.

No entanto, a nomeação para a pasta do Trabalho e a escolha do representante especial de Comércio mostram o delicado jogo de equilíbrio a que Obama foi obrigado para satisfazer as diferentes comunidades e grupos de poder que deram apoio a ele.

Solís, de 51 anos, é uma democrata filha de imigrantes, legisladora de Los Angeles, cética em relação ao livre comércio.

Votou contra a aprovação do Tratado de Livre Comércio para a América Central (Cafta) em 2005, e desde sua eleição como parlamentar em 2000 se destacou pela luta a favor dos direitos trabalhistas dos imigrantes e de medidas ambientais em bairros desfavorecidos de Los Angeles.

Kirk, de 54 anos, foi o primeiro prefeito negro da cidade de Dallas, sendo considerado um defensor do livre comércio. Em 2001 aplaudiu a idéia de criar uma grande rodovia entre México e Estados Unidos para facilitar as negociações entre os países que assinaram o NAFTA, o Tratado de Livre Comércio das Américas.

Também defendeu em determinado momento a concessão à China da cláusula comercial de nação mais favorecida, elemento chave para as negociações do gigante asiático com a Organização Mundial de Comércio (OMC).

Solís é a terceira integrante de origem latina nomeada para o gabinete, depois de Bill Richardson, governador do Novo México, como secretário de Comércio, e de Ken Salazar, secretário do Interior (Meio Ambiente), descendente de família hispânica assentada no estado do Colorado há várias gerações.

jz/jb/sd

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG