Obama nomeia novo diretor da autoridade sanitária dos EUA

O presidente Barack Obama nomeou nesta sexta-feira um novo diretor para os US Centers for Disease Control and Prevention (CDC), os centros de controle e prevenção de doenças (CDC), Thomas Frieden - um nova-iorquino especialista em saúde pública, anunciou a Casa Branca.

AFP |

Este especialista em doenças infecciosas, de 48 anos, foi responsável pela agência de saúde pública de Nova York, uma das mais importantes do país. Nesse posto, há sete anos, liderou campanha para proibir o fumo nos bares e restaurantes, exigindo também maior prevenção do câncer e dos testes do vírus da Aids, apoiando um programa de distribuição de 35 milhões de preservativos por ano.

Graças a estas campanhas, o número de mortos por causa da Aids diminuiu 40% em Nova York e a metade dos adolescentes deixou de fumar, destacou a Casa Branca.

É um especialista em situações de emergência sanitária e esteve no front de combate a doenças cardiovasculares, a Aids, o câncer, a obesidade e enfermidades infecciosas.

Na direção do CDC deverá supervionar a gestão da epidemia de gripe suína A(H1N1) que afeta 4.298 pessoas em 47 estados americanos (incluída a capital, Washington).

Thomas Frieden sucederá a Julie Gerberding, que havia renunciado em janeiro. Ela havia sido substituída de forma temporária pelo médico Richard Besser, que estava desde abril à frente da luta contra a gripe suína.

oh-cha/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG