Washington, 1 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciará nesta segunda-feira a nomeação da governadora do Kansas, Kathleen Sebelius, como secretária de Saúde, que terá como desafio liderar o departamento que sofrerá uma das maiores reformas da nova Administração.

A reforma do sistema sanitário foi um dos "cavalos de batalha" de Obama durante a campanha. O presidente demonstrou que está disposto a fazê-la após apresentar o orçamento geral, que inclui um fundo de US$ 634 bilhões destinado a este fim.

Kathleen, de 60 anos, é governadora do Kansas desde 2002, onde demonstrou sua habilidade para traçar laços entre democratas e republicanos.

Filha de um ex-governador do estado de Ohio, Kathleen foi legisladora estatal (1987-95) e presidente da Comissão de Seguros estatais (1995-2003).

Durante sua carreira, deu especial interesse à educação e à saúde, e seu nome foi um dos ventilados como possível candidata à Vice-Presidência com Obama.

Obama designou em um primeiro momento para este cargo o ex-líder democrata do Senado Tom Daschle, no entanto ele teve que renunciar antes de sua confirmação por causa de um problema fiscal. EFE elv/ma

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.