Washington, 4 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje a nomeação de Craig Fugate como novo chefe da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema, em inglês), que até então era o responsável de emergências na Flórida.

Em comunicado, Obama afirmou que Fugate oferecerá sua experiência e liderança para "melhorar" a "preparação, resposta e esforços à recuperação" diante de uma emergência.

"Tenho confiança em que Craig é a pessoa adequada para o trabalho e garantirá que os erros do passado não se repitam", afirmou o presidente americano.

A Fema, órgão do Governo americano responsável pela resposta diante de um desastre natural, foi alvo de duras críticas devido à gestão após a passagem do furacão "Katrina" por Nova Orleans em 2005, um dos fatores que contribuíram para diminuir a popularidade do presidente George W. Bush na última metade de seu mandato.

A secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano, que está à frente do órgão ao qual a Fema está subordinada, afirmou que essa agência "deve contar com uma liderança experiente para ter êxito em sua missão".

Fugate, disse, "é um dos gerentes dos serviços de emergência mais respeitados no país e o que conseguiu na Flórida serve de modelo para outros estados".

Durante os últimos 15 anos, o alto funcionário ocupou diversos cargos na Administração da Flórida, um dos estados mais castigados anualmente na temporada de furacões, de bombeiro voluntário a "número dois" do Corpo de Bombeiros do condado de Alachua.

Fugate é responsável pela resposta em casos de desastre na Flórida desde 2001, quando o governador Jeb Bush o nomeou para o cargo. O sucessor do chefe do Governo estadual, Charlie Crist, o confirmou no posto em 2006. EFE mv/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.