Obama nomeará Kathleen Sebelius secretária de Saúde

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeará a governadora do Kansas, Kathleen Sebelius, como secretária de Saúde na próxima semana. A informação foi divulgada por funcionários da Casa Branca.

EFE |

A confirmação do nome, divulgada pela emissora "ABC", teria ocorrido após Sebelius aceitar a oferta de Obama, que anunciará oficialmente a nomeação na tarde da  próxima segunda-feira. A governadora, de 60 anos, está na metade de seu segundo mandato.

Filha de um ex-governador do estado de Ohio, foi legisladora estadual (1987-95) e presidente da Comissão de Seguros Estatais (1995-2003). Durante sua carreira, demonstrou especial interesse na educação e saúde e seu nome foi um dos ventilados como possível companheira de chapa de Obama.

O presidente americano tinha escolhido num primeiro momento para este cargo o ex-líder democrata do Senado Tom Daschle, mas este teve de renunciar antes de sua confirmação por um problema com impostos.

A saúde pública é uma das prioridades por Obama, e a nomeação de Sebelius acontecerá dias antes de uma reunião na Casa Branca sobre uma reforma no sistema sanitário.

O orçamento geral apresentado por Obama na semana passada inclui um fundo de US$ 634 milhões para esta reforma.

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG