Obama nomeará Bill Richardson secretário de Comércio, diz jornal

WASHINGTON - O presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, nomeará nesta quarta-feira o governador do Novo México, Bill Richardson, secretário de Comércio, antecipa nesta terça-feira o site do jornal The Wall Street Journal.

EFE |


Se a informação se confirmar, Richardson será o primeiro latino em um posto de alto nível no governo de Obama, que toma posse em 20 de janeiro.

A previsão é que o presidente eleito anuncie a nomeação na quarta, em Chicago, na sexta entrevista coletiva que concederá desde que ganhou as eleições de 4 de novembro.

Richardson, um político de ampla trajetória internacional, foi embaixador dos EUA na ONU e secretário de Energia durante o mandato presidencial do democrata Bill Clinton (1993-2001).

Apesar de sua longa relação com os Clinton, o governador apoiou Obama durante as prévias do partido, o que fez os assessores de Hillary Clinton, derrotada nas primárias, chamarem Richardson de "traidor".

Caso o político seja mesmo nomeado para assumir o Departamento de Comércio, substituirá Carlos Gutiérrez, promotor do livre-comércio com países da América Latina e o porta-voz do Governo republicano sobre assuntos relacionados a Cuba, seu país de origem.

Richardson nasceu em Pasadena (Califórnia), em 15 de novembro de 1947, filho de María Luisa López-Collada Márquez, conhecida figura da alta sociedade mexicana, e William Blaine Richardson, um executivo do Citibank de origem nicaragüense.

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG