Obama, no Japão, festeja vitória de Barack Obama

A pequena cidade japonesa de Obama comemorou com alegria nesta quarta-feira a vitória de seu filho adotivo, Barack Obama, cantando e dançando a hula, dança tradicional do Havaí, terra natal do presidente eleito dos Estados Unidos.

AFP |

Um oceano separa a costa americana deste antigo porto pesqueiro japonês de 32.000 habitantes, situado no mar do Japão, que apoiou o candidato democrata durante sua campanha. Em japonês, Obama significa "pequena praia".

Os japoneses de Obama, que há um ano atrás não tinham o menor interesse pela eleição americana, cantavam e gritavam em júbilo ao saber da vitória do democrata, anunciada nos meios de comunicação locais e transmitida em telões gigantes espalhados pela cidade.

Em homenagem ao Havaí, cerca de dez mulheres - chamadas de "Obama girls" - vestidas à carácter com colares de flores e saias multicoloridas dançavam a hula ao som de música havaiana.

"Estou tão feliz que Obama tenha o mesmo nome de nossa cidade. Mas, mesmo que a cidade se chamasse McCain, eu teria apoiado Barack Obama", comemorou uma das dançarinas, Masayo Ishibashi, de 44 anos.

Yuichi Matsumoto, comerciante de 69 anos, disse que Obama será um bom presidente, e não apenas para os habitantes desta cidade.

"Acho que muitas coisas boas vão acontecer, como o encerramento da guerra do Iraque e a solução da crise econômica", acrescentou.

As "Obama girls" esperam ir a Washington para a posse do presidente Obama, no dia 20 de janeiro. Elas já haviam se apresentado no Havaí quando o senador por Illinois derrotou Hillary Clinton na convenção do Partido Democrata.

sct/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG