Obama no Brasil: porta-aviões trará cinco helicópteros e 300 carros

Comitiva do presidente norte-americano terá 800 pessoas no Rio, parte deles da equipe de segurança

Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro |

Um porta-aviões da Marinha americana trará ao Rio cinco helicópteros e cerca de 300 carros, parte deles de segurança, para a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entre os dias 19 e 20 de março, o iG apurou. A comitiva que o acompanhará terá 800 pessoas.

A mais alta autoridade dos EUA só anda em veículos próprios, daí a razão dos cinco helicópteros serem transportados de navio ao país. Também serão trazidos duas limousines presidenciais blindadas, chamadas de USA One – a exemplo do avião presidencial Air Force One – ou pelo apelido de “A Besta”.

A “segurança aproximada” do presidente dos Estados Unidos, como em qualquer viagem dele, será feita por agentes do Serviço Secreto americano. Mas o esquema completo, ainda sendo montado em conjunto com as autoridades brasileiras, contará com policiais federais brasileiros e apoio da Polícia Militar e Forças Armadas. É um pool, chamado no jargão militar de “segurança combinada”, no qual a coordenação nacional fica a cargo de um oficial superior do Exército.

Uma equipe precursora de Obama está no Rio desde esta quinta-feira para definir o esquema de segurança durante sua visita à cidade. O grupo, formado por agentes do Serviço Secreto, passou o dia reunido no Consulado dos EUA no Rio, onde deve ficar até sábado, pelo menos.

Visita à Brasília

Em Brasília, a comitiva do presidente dos EUA ficará no hotel O hotel Golden Tulip (antigo Blue Tree), em Brasília, que está recusando reservas no período em que Obama ficará na capital do país.

Por questão de segurança, todas as dependências deverão ficar à disposição da comitiva norte-americana, cujo presidente chega na manhã do dia 19 e, no dia seguinte, vai para o Rio de Janeiro. Da sua janela no Golden Tulip, Obama poderá ver o Palácio da Alvorada, residência atual da presidenta Dilma Rousseff, a poucos metros de distância.

*Colaborou Danilo Fariello, iG Brasília

    Leia tudo sobre: ObamapresidenteEUAhelicópteroscomitivaporta-aviões

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG