Obama não fuma há quase um ano, diz primeira-dama

Michelle diz que líder americano parou de fumar, condição imposta por ela para que ele concorresse à presidência

iG São Paulo |

AP
Michelle beija Barack Obama em evento em Washington (03/02)
A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, disse nesta terça-feira que seu marido, o presidente Barack Obama, não fuma há quase um ano.

O líder americano tinha prometido que abandonaria o hábito se ela concordasse com sua candidatura à presidência em 2008.

"Ele sempre quis parar", disse Michelle. Ela afirmou estar orgulhosa do marido mas preferiu não dar detalhes sobre os métodos usados pelo presidente para deixar o hábito. "Quando alguém está fazendo a coisa certa, eu não interfiro", justificou.

O hábito do presidente virou assunto nos Estados Unidos em dezembro, quando um jornalista perguntou ao porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, se Obama tinha conseguido parar de fumar.

Na época, Gibbs afirmou que "não tinha visto nenhuma evidência de que ele tivesse fumado nos últimos seis meses". O porta-voz, porém, não soube dizer se Obama tinha abandonado o hábito completamente.

A última vez que o próprio presidente falou sobre o assunto foi em junho de 2009. Antes de assinar uma dura lei anticigarro criada para evitar que adolescentes adquirissem o hábito de fumar, Obama admitiu que tentou se livrar do vício durante muitos anos.

"Eu luto contra isso constantemente", afirmou o presidente, acrescentando que nunca fumava na frente das filhas. "Se já tive recaídas? Sim. Mas fumo todos os dias? Não."

Com AP

    Leia tudo sobre: barack obamamichelle obamacigarro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG