Washington, 25 ago (EFE).- O candidato presidencial democrata Barack Obama mantém uma vantagem de aproximadamente quatro pontos percentuais sobre seu rival republicano John McCain, segundo uma pesquisa publicada hoje no jornal USA Today.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Gallup entre quinta-feira e sábado passados, e antes de Obama anunciar que o senador Joseph Biden será seu companheiro de chapa, dá ao democrata 47% de apoio entre os eleitores registrados, contra 43% de McCain.

Entre os prováveis eleitores, nesta pesquisa Obama obteve 48%, e McCain, 45%.

Segundo o site Real Clear Politics, que disponibiliza várias pesquisas, o senador de Illinois, e primeiro candidato negro à Presidência dos Estados Unidos, tem uma vantagem de 1,6 ponto percentual sobre o senador republicano do Arizona.

Uma pesquisa realizada pelo jornal "The Washington Post" e pela rede de televisão "ABC", também antes do anúncio de Biden à Vice-Presidência, deu a Obama uma vantagem de quatro pontos percentuais.

Uma outra pesquisa de opinião da "CNN" mostrou um empate nas preferências entre os eleitores.

O Partido Democrata inicia hoje em Denver (Colorado) sua Convenção Nacional que dará, na quinta-feira, a proclamação oficial da candidatura de Obama e Biden para as eleições de 4 de novembro.

O Partido Republicano terá sua Convenção Nacional na próxima semana, em St. Paul (Minnesota), mas McCain ainda não anunciou quem será seu companheiro ou companheira de chapa. EFE jab/fh/gs

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.