Obama ligará para Medvedev para falar sobre acordo de desarmamento

Washington, 26 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligará hoje para seu colega russo, Dmitri Medvedev, com o objetivo de avançar nas conversas sobre o novo tratado de desarmamento nuclear bilateral, cuja assinatura está próxima, segundo fontes americanas.

EFE |

A Casa Branca informou que a conversa vai acontecer por volta das 11h (horário de Brasília). Depois, a secretária de Estado, Hillary Clinton, e o secretário de Defesa, Robert Gates, falarão com a imprensa junto ao porta-voz presidencial, Robert Gibbs, e ao chefe do Estado-Maior Conjunto, Mike Mullen.

Nesta quarta-feira, Gibbs disse que as partes estão "muito próximas", mas que Obama e Medvedev precisavam conversar antes de dar o acordo como encerrado.

O novo tratado de desarmamento nuclear entre EUA e Rússia substituirá o Start, de 1991, que expirou em dezembro. O atual documento deverá ser ratificado pelo Congresso americano e pela Duma (Parlamento russo).

EUA e Rússia apontaram que, após o acordo, o tratado seria assinado por Medvedev e Obama em Praga.

Os dois países iniciaram no último dia 9 em Genebra a rodada final de negociações sobre desarmamento que Medvedev e Obama começaram há quase um ano em Londres.

Ambos os presidentes acordaram que o novo tratado de desarmamento deve reduzir a quantidade de ogivas nucleares de cada país a um número situado entre 1.500 e 1.675 em seus primeiros sete anos de vigência. EFE pgp/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG