Obama liga para Abbas e afirma compromisso com processo de paz

Ramala, 21 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou hoje par ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, a fim de lhe expressar seu compromisso de trabalhar desde o primeiro dia pela paz no Oriente Médio.

EFE |

Segundo o chefe negociador palestino, Saeb Erekat, Obama disse a Abbas que ambos trabalhariam juntos nesse processo.

Durante uma visita a Israel e Cisjordânia em julho, Obama prometeu a Abbas que "não perderia um minuto" em impulsionar a negociação pela paz entre israelenses e palestinos caso que elegesse presidente em novembro.

A viagem de Obama a Ramala para se reunir com Abbas contrastou com a atitude de seu então concorrente à Casa Branca, o republicano John McCain, que, em uma visita anterior a Israel, limitou-se a ligar para o presidente da ANP, mas não o visitou em território palestino.

Segundo o jornal "Ha'aretz", o escritório do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, não sabia da ligação de hoje do novo presidente americano a Abbas, que, de acordo com Erekat, aconteceu às 9h de Washington (12h de Brasília).

De acordo com fontes oficiais israelenses, Olmert teria ligado posteriormente a Obama para oferecer-lhe detalhes sobre a situação em Gaza, onde as tropas de Israel completaram hoje sua retirada após o cessar-fogo de domingo, que pôs fim a 22 dias de uma ofensiva militar que deixou pelo menos 1.420 mortos.

A coincidência da retirada militar israelense com a posse de Obama foi interpretada por meios de comunicação locais como uma indireta do Governo de Israel para ganhar a simpatia do novo ocupante da Casa Branca.

Tanto Israel quanto a ANP expressaram sua confiança em que Obama respalde o processo de negociação que ambas partes iniciaram em dezembro de 2007 na cúpula de Annapolis (EUA), com o objetivo de estabelecer as bases para a criação de um Estado palestino. EFE amg/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG