Obama lidera em 5 de 8 Estados cruciais

WASHINGTON (Reuters) - O democrata Barack Obama está à frente do republicano John McCain em cinco dos oito Estados-chave na disputa eleitoral dos Estados Unidos, no dia em que os norte-americanos votam, apontou uma série de pesquisas Reuters/Zogby divulgada nesta terça-feira.

Reuters |

Obama também ampliou sua vantagem sobre McCain para 11 pontos percentuais entre os prováveis eleitores em uma outra pesquisa Reuters/C-SPAN/Zogby. O levantamento feito por telefone tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais.

AP
Obama é o preferido dos eleitores
O democrata parecia estar no comando da disputa eleitoral, no momento que os eleitores vão às urnas nesta terça-feira, com McCain se debatendo para fazer frente a Obama em vários Estados em que o atual presidente George W. Bush, colega de partido de McCain, venceu na eleição de 2004.

A nova série de pesquisas nos Estados mostrou Obama com uma ligeira vantagem de 1 ponto na Flórida e 2 pontos em Ohio, com a margem de erro de 4,1 pontos percentuais. O democrata tem vantagens maiores na Virgínia e em Nevada.

Esses quatro Estados, vencidos por Bush há quatro anos, têm um total de 65 votos no colégio eleitoral. Se somados a Estados onde o então candidato democrata em 2004 John Kerry venceu, eles totalizam 317 votos no colégio eleitoral, mais do que os 270 necessários para vencer a eleição.

Obama também tem 10 pontos percentuais de vantagem na Pensilvânia, onde estaria a maior chance de McCain capturar um Estado que votou no candidato democrata há quatro anos.

O Missouri, onde Obama tinha vantagem de 1 ponto na segunda-feira, está agora empatado com 49 por cento da preferência para cada um.

McCain tem 5 pontos de vantagem sobre Obama em Indiana, Estado que não apóia um democrata para presidente desde 1964. Obama pretende viajar a Indiana nesta terça.

O republicano também lidera na Carolina do Norte por 1 ponto percentual. A Carolina do Norte não apóia um democrata desde 1976.

Getty Images
McCain tenta reverter o quadro desfavorável
"Parece que pode ser uma grande vitória para Obama, e McCain tem essencialmente de vencer em todos os Estados ainda em disputa", disse o especialista em pesquisas John Zogby.

O candidato independente Ralph Nader e o libertário Bob Barr ficaram com 1 por cento de apoio na pesquisa nacional, realizada entre sexta-feira e domingo junto a 1.226 prováveis eleitores.

As pesquisas estaduais foram feitas entre sexta-feira e domingo, com a amostra variando entre 600 e 605 prováveis eleitores. A margem de erro nos oito Estados é de 4,1 pontos percentuais.

Por John Whitesides

Perfil dos candidatos

Perfil das esposas dos candidatos

Propostas

Opinião

Entenda

Galeria de Fotos

Leia também:

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG