Obama lidera apuração em prévias da ilha de Guam

Washington, 3 mai (EFE).- Com 95% dos votos apurados, o senador Barack Obama lidera as prévias democratas realizadas na Ilha de Guam, um diminuto território americano no Pacífico situado a quase 13 mil quilômetros de Washington.

EFE |

Com 95% dos votos apurados nestas eleições, que se realizaram mediante caucus e assembléias locais, Barack Obama alcançou 53% dos votos, contra 47% de Hillary Clinton.

No entanto, ainda serão contados os votos em Dededo, a maior área urbana da ilha, onde o resultado poderia ter uma reviravolta, caso Hillary conseguir superar a vantagem atual do senador, que é de 204 votos, segundo informa a versão digital do jornal local "The Pacific Daily News".

Este território, a 20 horas de vôo da capital americana e apenas três do Japão, apresentará apenas quatro delegados à Convenção do partido democrata, no final de agosto, em Denver (Colorado).

No entanto, o acirramento da disputa fez com que nenhum dos candidatos desperdiçasse a oportunidade de ganhar adeptos nesta pequena ilha, e por isso foram organizadas diversas campanhas para atrair os eleitores da ilha.

Apesar disso, tanto Obama quanto Hillary estão concentrados durante esses dias nas duras primárias que acontecerão na próxima terça-feira em Indiana e na Carolina do Norte, e que podem provocar um giro na reta final deste longo processo de primárias.

Guam, conhecida por ser onde "começa o dia nos Estados Unidos", foi comprada pelo Governo americano após a guerra com a Espanha em 1898.

Um terço da ilha é habitada por descendentes de filipinos e comunidades do Pacífico, e outro terço pelos habitantes indígenas chamorros. EFE pgp/iw/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG