Obama leva celebrações havaianas à Casa Branca

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, importou celebrações havaianas para a Casa Branca, ao transformar o tradicional piquenique com congressistas em uma festa típica de sua terra natal.

Redação com EFE |

AP
Vestindo colar havaiano, Obama brinca com a filha, Sasha
Vestindo colar havaiano, Obama
brinca com a filha, Sasha


Ao longo de todo o dia foram montadas típicas tochas havaianas, vasos com palmeiras e tendas no jardim sul da Casa Branca, onde, à noite, foi realizado um luau.

A festa começou quando Obama saiu do Salão Oval e foi aos jardins segurando as mãos de sua filha Sasha, de oito anos. Atrás vinham sua esposa, Michelle, e sua filha mais velha, Malia, de dez anos.

"Aloha!, cumprimentou o líder. "Eu gostaria de oferecer a vocês uma viagem ao Havaí, mas já que nos o impedem as restrições orçamentárias decidimos trazer o Havaí até aqui", afirmou.

Segundo o chef havaiano Alan Wong, responsável pelo menu da festa, "no Havaí se celebra um luau em agrandes ocasiões, como no primeiro aniversário de um filho ou em um casamento". Ainda de acordo com ele, um luau é um sinal de respeito pelos convidados.

Os pratos tradicionais de um luau incluem poi, uma pasta fermentada à base de um vegetal chamado taro, e porco assado. A maneira clássica de servi-los é dentro de um buraco escavado na terra, mas nesta ocasião a Casa Branca optou por prepará-los muito lentamente em fornos.

A Casa Branca também ofereceu a seus convidados atrações havaianas como a apresentação do grupo Tihati, que mescla danças polinésias e a tradicional hula do arquipélago.

Leia mais sobre Barack Obama

    Leia tudo sobre: barack obamacasa brancahavaí

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG