Obama lança campanha democrata às eleições de 2010

Presidente dos EUA pede que a base jovem de seu partido se mobilize novamente para a disputa de meio de mandato

AFP |

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lançou nesta segunda-feira a campanha do Partido Democrata às eleições de meio de mandato, convocando seu eleitorado jovem e multirracial a comparecer às urnas.

nullEm um vídeo no YouTube, Obama argumentou que seu governo havia realizado a reforma do sistema de saúde e tirado a economia do colapso, mas advertiu que seus inimigos políticos querem minimizar"o incrível progresso" no cenário político.

No vídeo, Obama disse que se concentrará nos chamados dos militantes de base para "assegurar-se de que as mesmas pessoas que se sentiram estimuladas a votar pela primeira vez, em 2008, voltem às urnas em 2010".

"É necessário que cada um de vocês, jovens, afro-americanos, latinos e mulheres, que tornaram possível a nossa vitória em 2008 se imponham uma vez mais", enfatizou.

"É necessário que cada um de vocês faça nosso país avançar, trabalhando para que Washington melhore, para que a economia cresça e seja construído um país, os Estados Unidos. mais justo e forte", disse.

"Se nos ajudarem a garantir os votos de 2008 mais uma vez em novembro, então, cumpriremos juntos a promessa de mudança e prosperidade para as próximas gerações", acrescentou Obama.

A campanha para as eleições legislativas de metade do mandato causou impacto nos cálculos e nas percepções políticas da presidência de Obama desde final do ano passado. Entretanto, o vídeo e a retórica do presidente demonstram um estilo mais formal em sua maneira de fazer campanha.

As táticas do presidente refletem um temor de alguns estrategistas do Partido Democrata, de que a ampla coalizão de movimentos de base que o levou ao poder, em 2008, não se manifeste nestas eleições se Obama não estiver à frente da campanha.

Os democratas temem perdas importantes na eleição, que poderiam inclusive fazê-los ficar sem o controle do Congresso. Obama intensificará a campanha na terça-feira, indo a vários Estados importantes, como Iowa, Missouri e Illinois.

    Leia tudo sobre: Estados UnidosBarack Obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG