Obama já está no México

CIDADE DO MÉXICO - O presidente Barack Obama já está no México para uma visita de um dia, durante a qual vai dar todo o seu apoio ao presidente Felipe Calderon na luta contra os cartéis da droga.

AFP |

A estada de Obama na Cidade do México, que há 12 anos não recebia um presidente americano, será de menos de 24 horas, e o tema dominante do encontro com o mexicano Felipe Calderón será a violência ligada ao narcotráfico que atinge a fronteira comum.


Obama desembarcou nesta tarde na Cidade do México / AP

Ao final, Obama e Calderón concederão uma entrevista à imprensa. Mais à noite, o presidente mexicano oferecerá ao visitante um jantar no Museu Nacional de Antropologia.

Um detalhe que se tornou destaque da imprensa local é o fato de que Obama irá evitar o contato com o público, diferentemente de seus antecessores que estiveram no país, como John F.Kennedy, em 1962. Fontes oficiais disseram que a medida se deve a razões de segurança.

Obama, que assumiu a presidência dos Estados Unidos em janeiro deste ano, será o sexto presidente desse país a visitar o Distrito Federal do México nos últimos 100 anos.

William Howard Taft esteve em Ciudad Juárez em 1909, mas apenas Harry Truman (1947), John F. Kennedy (1962), Lyndon B. Johnson (1966), James Carter (1979) e Bill Clinton (1997) visitaram a capital mexicana. Outros líderes norte-americanos também preferiram ir a outras cidades.

Segundo a agenda divulgada pelo governo mexicano, Obama se reunirá com o presidente do México, Felipe Calderón, participará de um jantar na sede do Museu Nacional de Antropologia e História, e de reuniões com empresários e estudantes locais. 

Segurança é reforçada para visita de Obama; assista ao vídeo:

Leia mais sobre: México

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG