O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, chegou à Alemanha nesta quinta-feira pela manhã, procedente de Israel, na primeira etapa de sua viagem européia.

Obama chegou ao setor militar do aeroporto berlinense de Tegel às 09h50 (04h50 de Brasília), e deverá de reunir com a chanceler alemã, Angela Merkel, com o ministro das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, e com o prefeito de Berlim, Klaus Wowereit.

Na tarde desta quinta-feira pronunciará um discurso sobre as relações entre Estados Unidos e Europa no Parque de Tiergarten, centro de Berlim, diante de um público estimado em milhares de pessoas.

A Polícia já está mobilizada e isolou boa parte do centro da cidade, em torno do local onde Obama pronunciará seu discurso, e no qual as pessoas poderão assistir a um show de música antes que o candidato democrata apareça às 19h30 (14H30 de Brasília).

"É esperado como um mago que pode afastar as nuvens em um mundo cheio de problemas", considerou o influente jornal alemão Der Spiegel.

Os alemães estão acompanhando com atenção a campanha eleitoral norte-americana e, segundo uma pesquisa recente, 76% deles votaria em Barack Obama, contra 10% que apóiam seu rival, o republicano John McCain.

Os colunistas da imprensa alemã falavam de uma Berlim em plena febre da "Obamania", e se perguntavam se o senador estará à altura no discurso desta quinta-feira à tarde.

A viagem européia de Obama começa no coração do continente que o atual governo norte-americano chamou ironicamente de "velha Europa", por sua firme oposição à invasão do Iraque.

A viagem européia de Obama continuará na sexta-feira em Paris e no sábado em Londres, antes de seu retorno a Chicago.

dlc/dm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.