Obama homenageia Nancy Reagan em ato por centenário de ex-presidente

Washington, 2 jun (EFE).- A ex-primeira-dama americana Nancy Reagan voltou hoje à Casa Branca pelas mãos do presidente Barack Obama para assistir à criação da comissão que organizará o centenário do marido, Ronald Reagan, que dirigiu os Estados Unidos entre 1981 e 1989 e morreu em 2004.

EFE |

A ex-primeira-dama, de 87 anos, entrou de braços dados com Obama, em um momento único no qual confluíram dois períodos da história americana.

O presidente destacou o papel de Nancy durante sua permanência na Casa Branca e o trabalho para promover a pesquisa com células-tronco para combater o mal de Alzheimer, doença que afetou seu marido.

"Há poucos que não se comovem com o amor que a senhora Reagan sentia pelo marido e que a levou a liderar a luta por estas duas causas", afirmou Obama.

"(Nancy) Reagan se transformou em uma voz em nome de milhões de famílias que experimentam o esgotamento e a dor da realidade do mal de Alzheimer", disse o chefe de Estado.

Também lembrou as dificuldades com as quais teve que lidar Ronald Reagan durante seus anos de Governo (1981-1989), nos quais lhe tocou passar por uma difícil situação econômica, e destacou seu carisma para transferir otimismo à população.

"Ajudou mais que qualquer outro presidente a resgatar o sentimento de otimismo em nosso país", ressaltou Obama.

Entre as virtudes do ex-líder, destacou "sua capacidade de se comunicar de maneira direta e comovente com o povo americano, para compreender as dificuldades que sentiam no dia a dia e as esperanças que tinham para o país".

Após assinar a lei que cria a comissão para o centenário de Reagan, Obama se levantou e, em um gesto carinhoso, beijou na bochecha a ex-primeira-dama, visivelmente emocionada, e deu a ela de presente a caneta que usou para firmar o documento.

A comissão é formada por 11 membros que serão encarregados de desenvolver e promover as atividades em homenagem ao ex-presidente que serão realizadas em 2011. EFE elv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG