WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assumirá o centro do palco nesta terça-feira para tentar vender ao povo norte-americano sua ampla agenda para tirar os Estados Unidos de uma profunda recessão e enfrentar desafios econômicos de longo prazo. Em alta nas pesquisas de opinião, Obama fará seu discurso do Estado da União às 23h (horário de Brasília) em sua primeira aparição antes de participar da sessão do Congresso desde que assumiu a Casa Branca há cinco semanas.

O discurso em horário nobre, uma cerimônia de abertura no Capitólio para qualquer novo presidente, acontecerá em uma semana essencial para Obama. Ele irá lançar sua primeira proposta orçamentária na quinta-feira, em meio a uma crescente ansiedade em uma das piores crises econômicas em décadas.

Certamente, este será o discurso visto com mais atenção desde sua estréia, em 20 de janeiro, como o 44o presidente dos Estados Unidos.

"Não será suficiente apenas parecer presidencial", disse Stephen Wayne, cientista político da Universidade de Georgetown. "O que ele precisa é ser um chefe explanador".

(Reportagem de Matt Spetalnick)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.