Pequim, 22 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará pela primeira vez uma visita oficial à China em meados de novembro, segundo anunciou o novo embaixador americano no país asiático, Jon Huntsman Jr.

Huntsman não especificou detalhes da visita, mas afirmou que durante a viagem à China Obama tratará assuntos como a crise econômica mundial, a mudança climática e a desnuclearização da Coreia do Norte.

"Espero que até o fim do ano a relação entre EUA e China seja mais forte do que nunca", explicou Huntsman, ex-governador do estado de Utah, em sua apresentação para imprensa.

"Podemos não estar de acordo de vez em quando, mas o mundo atual confia mais do que nunca em uma relação forte e saudável entre China e EUA", assegurou o diplomata em mandarim.

Recentemente, Obama declarou que as relações entre Washington e Pequim "moldarão o século XXI", e que por isso era importante uma cooperação mais profunda em economia, mudança climática e segurança regional e global. EFE gmp/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.