Obama falta a jantar de fórum na Turquia

Istambul, 6 abr (EFE).- O presidente americano, Barack Obama, não participou do jantar que o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, ofereceu hoje aos participantes do 2º Fórum da Aliança de Civilizações, informou a imprensa local.

EFE |

O governante americano assistiu à recepção anterior que aconteceu no Palácio Dolmabache, às margens do Bósforo.

A emissora "NTV" informou que, ao chegar a Istambul procedente de Ancara, Obama foi diretamente à recepção oferecida pelo premiê aos participantes do Fórum, mas que não ficou para o jantar organizado em seguida e ao qual tinha sido convidado.

Analistas disseram que, desta forma, Obama quis destacar que sua presença na Turquia responde a uma visita bilateral a um país aliado e não tem a ver com o Fórum patrocinado pelos Governos de Espanha e Turquia.

Também hoje, pelo menos seis pessoas foram detidas pela Polícia durante protestos organizados por ocasião da chegada do presidente americano a Istambul.

A imprensa local afirma que um pequeno número de manifestante se reuniu na praça de Galatasaray, onde gritou frases contra os Estados Unidos.

Os manifestantes denunciaram a presença de tropas ocidentais no Afeganistão e no Iraque e a subserviência da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para com os Estados Unidos.

Além disso, exigiram que o Governo turco não envie mais soldados ao Afeganistão. EFE dt/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG