Obama falou com presidente e primeiro-ministro iraquianos

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou nesta segunda-feira com o presidente e o primeiro-minuistro iraquianos, Jalal Talabani e Nuri al-Maliki, dois dias depois das eleições provinciais de sábado no Iraque, anunciou a Casa Branca.

AFP |

"O presidente falou na manhã desta segunda-feira com o primeiro-ministro Maliki e com o presidente Talabani", declarou Robert Gibbs, porta-voz da Casa Branca, destacando que dará em breve mais detalhes sobre o teor das conversas.

Domingo, Obama considerou que os Estados Unidos já podiam transmitir mais responsabilidades aos iraquianos, depois das eleições de sábado e da queda da violência registrada em todo o país.

"Os iraquianos acabam de ter uma votação significativa, com uma importante redução da violência, e já podemos lhes transmitir mais responsabilidades", dissera Obama.

A votação de sábado era considerada um teste crucial para a estabilização do Iraque, num momento em que Obama pretende retirar as tropas americanas do país para enviar reforços militares ao Afeganistão.

col/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG