Obama falou com governantes de Canadá, A.Saudita e R.Unido

Washington, 23 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou hoje com os primeiros-ministros de Canadá, Stephen Harper, e Reino Unido, Gordon Brown, e com o rei Abdullah bin Abdul Aziz, da Arábia Saudita, informou hoje a Casa Branca.

EFE |

Em sua entrevista coletiva diária, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, indicou hoje que parte das conversas girou em torno do Oriente Médio.

Obama planeja que sua primeira viagem oficial como presidente dos EUA tenha como destino o Canadá, uma tradição respeitada por seus antecessores.

A Arábia Saudita é um dos aliados mais importantes dos Estados Unidos no Oriente Médio, enquanto o Reino Unido tem uma "relação especial" com sua ex-colônia.

Em seu primeiro dia de trabalho como presidente, na quarta-feira, Obama conversou com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert; os presidentes da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e Egito, Hosni Mubarak, e o rei Abdullah II, da Jordânia.

A Casa Branca indicou que Obama conversou com os quatro líderes sobre a situação em Gaza e expressou seu compromisso de se envolver desde o começo de seu mandato de maneira significativa para tentar conseguir a paz entre israelenses e palestinos.

Obama nomeou na quinta-feira como enviado para o Oriente Médio o veterano mediador George Mitchell, em cerimônia na qual prometeu trabalhar de maneira "ativa e enérgica" para conseguir um acordo de conciliação na região. EFE mv/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG