excelente ocasião para retomar relação com Rússia - Mundo - iG" /

Obama fala em excelente ocasião para retomar relação com Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estimou, nesta quinta-feira, que há uma excelente ocasião para a retomada das relações com a Rússia, após receber na Casa Branca o chanceler russo, Serguei Lavrov.

AFP |

AP
Obama recebe Lavrov na Casa Branca
Obama recebe Lavrov na Casa Branca
"Temos uma excelente ocasião para partir do zero e retomar as relações entre Estados Unidos e Rússia em toda uma série de questões", disse Obama em uma entrevista ao lado de Lavrov, no Salão Oval da Casa Branca.

Obama citou a limitação dos armamentos nucleares nos dois países, o desafio nuclear iraniano, a situação no Afeganistão, no Paquistão e no Oriente Médio, as relações Estados Unidos e Rússia e a crise financeira internacional.

"Espero que as reuniões que mantivemos até agora e as que vamos ter ao longo do ano nos beneficiem mutuamente".

Segundo Obama, as reuniões que Lavrov manteve até agora com ele e com a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, foram preparatórias para o encontro que terá com o presidente russo, Dmitri Medvedev.

Lavrov estimou que as duas partes trabalham "duro" e com pragmatismo sobre as instruções dadas pelos presidentes americano e russo após seu primeiro encontro, em abril, na cidade de Londres.

Aparentemente, o chanceler russo se referia a discussões sobre a redução das armas estratégicas dos dois países.

Lavrov mencionou a existência de divergências entre os dois países, mas afirmou que há a vontade de resolvê-los com o espírito de respeito mútuo.

Leia mais sobre Rússia

    Leia tudo sobre: russiarússia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG