O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira em seu encontro com o presidente do Egito, Hosni Mubarak, sobre as maneiras de retomar o processo de paz árabe-israelense.

"Evocamos a maneira como se poderia avançar no processo de paz", declarou Obama à imprensa após o encontro no palácio presidencial, poucos minutos depois de sua chegada ao Cairo.

"Os Estados Unidos se comprometeram a trabalhar junto com os países da região para responder às aspirações de todos", acrescentou Obama, antes de informar que ambos conversaram sobre a situação entre Israel e os palestinos.

Também destacou que quis se encontrar com Mubarak, que tem 81 anos e está há 27 no poder, "que possui evidentemente décadas de experiência em muitos temas".

Obama fará um esperado discurso esta tarde na Universidade do Cairo sobre uma nova política entre Estados Unidos e o mundo muçulmano para virar a página da era do ex-presidente George W. Bush.

Mubarak declarou que conversou "francamente e sem reservas" com o colega americano sobre temas centrados no Oriente Médio, incluindo o Irã, sob suspeita da comunidade ocidental de que pretende produzir armamento nuclear.

jz/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.