obstáculos e esperança em discurso - Mundo - iG" /

Obama fala de obstáculos e esperança em discurso

O presidente eleito dos Estados Unidos Barack Obama lembrou os desafios que os americanos terão que enfrentar e falou sobre esperança em um discurso neste domingo em Washington. Pelo caminho teremos obstáculos (.

BBC Brasil |

..) e dias que vão testar nossa determinação como nação. Mas, apesar disso, apesar da enormidade da tarefa que temos pela frente, estou aqui hoje, com mais esperanças do que nunca de que os Estados Unidos da América vão resistir, que o sonho de nossos fundadores vai sobreviver em nosso tempo."
Obama acrescentou que homens e mulheres de diferentes origens pedem "apenas pelo que foi prometido a todos nós americanos - que poderemos fazer de nossas vidas o que quisermos e ver nossos filhos subindo mais alto do que nós".

O discurso de Obama para uma multidão em frente ao monumento Lincoln Memorial encerrou o concerto "We Are One" ("Somos Um", em tradução livre) que contou com a participação de atores, atrizes, bandas e artistas como U2, Bruce Springsteen, Stevie Wonder, entre outros.

O concerto faz parte de uma série de eventos especiais que antecipam a posse de Obama na terça-feira.

Neste domingo, Obama já participou de uma cerimônia. O presidente eleito foi ao Cemitério Nacional de Arlington onde, junto com o vice, Joe Biden, depositou uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, em Arlington, Virgínia.

Segundo o correspondente da BBC em Washington Richard Lister, esta cerimônia foi uma forma de lembrar os partidários de Obama que apesar das comemorações dos próximos dias este também é um momento difícil para os Estados Unidos, com uma crise econômica no país e soldados americanos lutando em duas guerras.

Segurança
Uma operação de segurança sem precedentes está ocorrendo em Washington, parte dos preparativos para a posse de Obama na terça-feira.

As autoridades esperam que o público na terça-feira seja de 2 milhões de pessoas.

Cerca de 240 mil ingressos foram distribuídos para a cerimônia no Capitólio.

Para os que ficaram sem ingresso, toda a extensão do National Mall, cerca de 3,2 quilômetros entre o Capitólio e o Lincoln Memorial, será aberta ao público pela primeira vez.

Na segunda-feira, o feriado de Martin Luther King, Obama, Biden e suas famílias participarão de atividades que visam encorajar cidadãos a ajudarem suas comunidades, em Washington.

No sábado, Obama refez a viagem de 220 quilômetros do ex-presidente Abraham Lincoln, no século 19, partindo de trem de Filadélfia e chegando a Washington no sábado à noite.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG