compromisso durável de apoio a Afeganistão e Paquistão - Mundo - iG" /

Obama expressa compromisso durável de apoio a Afeganistão e Paquistão

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou nesta quarta-feira (6) o compromisso durável de sua Administração para derrotar a rede terrorista Al Qaeda e apoiar os Governos democráticos do Afeganistão e do Paquistão.

EFE |

As declarações de Obama na Casa Branca ocorrem após diferentes reuniões bilaterais com os dois líderes, e depois houve uma cúpula trilateral para discutir a cooperação contra o movimento talibã.

Em suas breves declarações, Obama disse que as reuniões, que tinham como objetivo reforçar a cooperação contra o movimento talibã, foram "muito produtivas".

"O caminho pela frente será difícil, haverá mais violência e passos para trás, mas contamos com um compromisso durável para derrotar a Al Qaeda e apoiar os Governos democráticos do Paquistão e do Afeganistão", afirmou Obama.

Esse esforço, prometeu, será "sustentado" e os Estados Unidos "não retrocederão em seu empenho".

A alternativa que a Al Qaeda e o movimento talibã oferecem, disse, é "um futuro de violência e desesperança, e esse não é o futuro que o povo paquistanês quer ou merece".

O presidente americano prometeu também adotar "todos os esforços possíveis para evitar baixas civis" na luta contra os grupos extremistas.

Essa declaração de Obama ocorre depois que Karzai pediu a abertura de uma investigação sobre bombardeios americanos na terça-feira no Afeganistão que aparentemente deixaram dezenas de mortos civis.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, expressou hoje, durante sua reunião respectiva com Zardari e Karzai no Departamento de Estado, seu "profundo pesar" pelas mortes de civis no Afeganistão durante o bombardeio da Aviação dos EUA.

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG