firme apoio à luta antidrogas - Mundo - iG" /

Obama expressa a Calderón seu firme apoio à luta antidrogas

Guadalajara (México), 9 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou hoje a seu colega mexicano, Felipe Calderón, seu firme apoio aos esforços contra o narcotráfico e, sobretudo, seu compromisso em continuar respaldando a luta contra as drogas.

EFE |

Assim informou a Casa Branca aos jornalistas que acompanham Obama na V Cúpula de Líderes da América do Norte, iniciada hoje na cidade de Guadalajara e que termina amanhã com uma reunião trilateral com o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper.

Obama e Calderón, segundo a Casa Branca, discutiram amplamente os preparativos para a próxima temporada para a prevenção da gripe A na América do Norte, embora também tenham abordado temas como a recuperação econômica e a sinergia das economias de EUA e México.

A reunião com Calderón e sua comitiva, que durou 45 minutos, foi "cordial", disse à imprensa um funcionário de alta categoria do Governo de Obama.

O funcionário acrescentou que foi Calderón que pôs sobre a mesa o espinhoso tema da suspensão do programa piloto que permite a livre circulação de caminhões mexicanos nas estradas dos EUA, o que está incluído no Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta).

"O presidente deixou claro seu compromisso de trabalhar com o Congresso para discutir as preocupações legítimas de segurança (sobre os caminhões) e tentar cumprir com as obrigações internacionais dos EUA", acrescentou o funcionário, que pediu o anonimato.

"Houve um claro entendimento que se trata de um assunto prioritário e que todos querem que se resolva o mais breve possível", enfatizou.

O México está há 15 anos esperando que os EUA cumpram plenamente esse requisito, mas, sob pressões das transportadoras americanas, o Congresso suspendeu os fundos para a continuação do programa piloto.

EFE mp/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG