Obama: EUA são um dos maiores países muçulmanos do planeta

Os Estados Unidos são um dos maiores países muçulmanos do planeta, destacou nesta terça-feira ao Canal+ francês o presidente americano, Barack Obama, que deve pronunciar nesta quinta-feira, no Cairo, um importante discurso de reconciliação com o mundo muçulmano.

AFP |

"Os Estados Unidos e o mundo ocidental devem aprender a conhecer melhor o Islã; aliás, se contarmos o número de americanos muçulmanos em nossas ruas vemos que os EUA são um dos maiores países muçulmanos do planeta", disse.

"O que estou tentando fazer é abrir um diálogo para que o mundo muçulmano possa melhor compreender como os Estados Unidos, e mais em geral o mundo ocidental, concebem alguns problemas difíceis, como o terrorismo ou a democracia", acrescentou.

Após uma etapa na Arábia Saudita, o presidente americano deve honrar nesta quinta-feira no Cairo uma de suas promessas de campanha e pronunciar um importante discurso destinado ao mundo muçulmano.

"Seja qual for sua religião, são os que constróem e não os que destróem que deixam para trás uma herança duradoura", acrescentou. "Acho que há um verdadeiro conflito atualmente entre os que dizem que o Islã é irreconciliável com a vida moderna e os que pensam que, ao contrário, o Islã sempre soube evoluir com o progresso", acrescentou.

Após as etapas na Arábia Saudita e no Egito, o presidente americano deve ir para a Alemanha e, depois, sábado, para a França, onde participará das comemorações de Desembarque aliado de 6 de junho de 1944.

cf/lm/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG