Obama estará no Fórum de Civilizações da ONU em Istambul

O presidente Barack Obama participará do II Fórum da Aliança de Civilizações, nos dias 6 e 7 de abril em Istambul, ao final de sua turnê europeia, informaram à AFP fontes diplomáticas em Madri.

AFP |

Também participarão do evento o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

A Aliança de Civilizações é uma iniciativa de Zapatero, criada em 2004, para aproximar o mundo ocidental e o islâmico, apoiada pela Turquia e assumida pela ONU. O primeiro encontro foi realizado no início de 2008 em Madri.

Obama iniciará no dia 31 de março sua primeira viagem à Europa, que o levará a Londres, onde participará no dia 2 de abril da cúpula do G20 sobre a crise financeira; Estrasburgo (França), para a reunião da OTAN; e à capital da República Tcheca, que exerce a presidência da União Europeia (UE) e onde Obama se reunirá com os líderes do bloco.

Posteriormente, Obama viajará à Turquia, onde além de participar do fórum se reunirá com os governantes presentes.

O governo socialista espanhol espera melhorar, com Obama, sua relação com os Estados Unidos. Zapatero nunca se encontrou com o presidente George W. Bush. As relações ficaram tensas em 2004, quando Zapatero decretou a retirada das tropas espanholas do Iraque, logo após assumir o poder.

Há um mês, Obama telefonou para o rei Juan Carlos de Espanha para expressar seu "desejo de reforçar os estreitos vínculos entre Estados Unidos e Espanha"; já o chanceler espanhol, Miguel Angel Moratinos, encontrou-se com Hillary Clinton, em Washington.

esb/jo/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG