Obama estabelece meta de fechar Guantánamo em dois anos

Washington, 18 dez (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, estabeleceu como meta de seu Governo para antes das eleições legislativas de novembro de 2010 o fechamento da prisão em Guantánamo e o fim do uso da tortura, segundo a revista Time.

EFE |

Perguntado pela revista sobre como poderá medir o êxito de sua Administração dentro de dois anos, Obama indicou que poderia ser comprovada "com o fechamento de Guantánamo de uma maneira responsável, pondo um fim inequívoco à tortura e restaurando o equilíbrio entre as exigências da segurança e da Constituição dos EUA".

Em seguida, o democrata afirmou que os americanos podem ainda medir o sucesso de seu Governo nos dois primeiros anos com "a redução das tropas no Iraque e o fortalecimento do planejamento para o Afeganistão, não só no plano militar, mas também no diplomático, além do desenvolvimento econômico".

Obama também considera que terá alcançado seu objetivo se conseguir "reavivar as instituições internacionais para enfrentar os perigos mundiais - como a mudança climática - que não podem ser solucionados apenas pelos EUA". EFE wm/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG