Obama está decidido a reforçar relações com os aliados da Otan

Barack Obama está decidido a reforçar as relações com os aliados da Otan e resolver juntos os desafios globais, segundo uma mensagem enviada pelo presidente eleito dos Estados Unidos lida nesta terça-feira na assembléia parlamentar da Aliança Atlântica que acontece em Valência, na Espanha.

AFP |

"Tenho a intenção de trabalhar de perto com o próximo presidente da assembléia parlamentar da Otan, o americano John Tanner, para reforçar as relações com nossos aliados e para resolvermos juntos os desafios globais", escreveu Barack Obama.

A assembléia parlamentar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) "oferece um foro de valor para um debate informal e a busca de um consenso entre nossos aliados e esta assembléia deve continuar com seu trabalho vital de assistência à direção da Aliança durante os próximos dez anos e depois", continua Obama em sua carta, que foi lida pelo atual presidente da assembléia, o português José Lello.

A assembléia parlamentar da Otan, organismo consultivo da Aliança Atlântica, é composta por parlamentares de todos os países, como Estados Unidos, Canadá e 24 países europeus.

O secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer, felicitou em 5 de novembro Obama por sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e enfatizou que "os desafios à segurança de hoje exigem uma cooperação e uma solidariedade ainda mais forte entre os Aliados".

ot/esb/cn/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG