Obama espera arrecadar 80 bilhões de dólares com direitos de emissão de CO2

O presidente americano, Barack Obama, espera arrecadar até 80 bilhões de dólares por ano a partir de 2012 com a venda de direitos de emissão de CO2, em um mercado federal destinado a combater o aquecimento global, segundo seu projeto de orçamento divulgado nesta quinta-feira.

AFP |

De maneira geral, o sistema punirá as empresas mais poluidoras e recompensará as mais ecológicas, além de investir, anualmente, 15 bilhões de dólares no desenvolvimento de novas fontes de enera renovável, segundo o documento entregue à imprensa.

Os outros 63 bilhões de dólares serão distribuídos sob a forma de redução de impostos para famílias, comunidades e empresas mais vulneráveis, para ajudá-los a fazer a transição para uma economia baseada no consumo de energia limpa, explicou o governo americano.

A criação de um sistema que limite as emissões de dióxido de carbono (CO2), principalmente com o estabelecimento de um mercado de créditos de carbono e licenças para poluir, somado ao investimento em fontes de energia limpa, deve reduzir as emissões americanas de gases causadores do efeito estufa em 14% até 2020 e em 85% até 2050, em relação aos níveis de 2005.

js/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG