Obama escolheu seu número dois, mas não revelou o nome

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira que já escolheu seu companheiro de chapa, mas não revelou o nome do mesmo.

AFP |

"Sim", respondeu o senador de Illinois ao site do jornal USA Today, que lhe perguntava se já tinha escolhido seu número dois. "Não vou entrar em detalhes antes de apresentá-lo a todos", acrescentou.

Obama se limitou a dizer que seu companheiro de chapa está "preparado a se tornar presidente" e o qualificou de "pessoa independente".

O senador de Illinois ainda disse que seu companheiro de chapa exercerá um papel de "parceiro" para ajudá-lo a "fortalecer a economia para a classe média e as famílias que trabalham".

"Quero uma pessoa independente, capaz de questionar minhas idéias e com quem eu possa ter um verdadeiro debate na Casa Branca", explicou.

A equipe de campanha de Obama prometeu avisar os partidários do senador de Illinois por e-mail ou torpedo "quando for o momento". Ela reservou para sábado o Old State Capitol em Springfield (Illinois, norte dos EUA), o edifício histórico onde Abraham Lincoln, o presidente americano que acabou com a escravidão, serviu como senador.

Os nomes mais citados para assumir o cargo de companheiro de chapa de Obama são os de Joe Biden, 65 anos, do senador especialista em questões de segurança nacional Evan Bayh, 52 anos, e do governador de Virginia Tim Kaine, 50 anos. Virginia é um estado crucial na perspectiva da eleição presidencial de novembro nos Estados Unidos.

Duas mulheres, a governadora do Kansas Kathleen Sebelius e Hillary Clinton, senadora de Nova York e ex-adversária de Obama nas primárias democratas, correm por fora.

col/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG