Obama escolhe veterano Biden como candidato a vice

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, escolheu o experiente senador Joseph Biden, especialista em assuntos internacionais, como candidato a vice-presidente.

AFP |

"Barack escolheu Joe Biden como candidato à vice-presidência", afirma uma mensagem de texto enviada aos telefones celulares dos simpatizantes de Obama na manhã deste sábado.

Barack Obama, 47 anos, que sonha em se tornar em novembro o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos, havia prometido informar seus simpatizantes ao mesmo tempo que o resto do mundo assim que a escolha fosse feita.

No entanto, o segredo mais bem guardado de sua campanha até sexta-feira à noite foi revelado durante a madrugada pelas redes de TV americanas, obrigando a equipe de campanha a anunciar, via mensagem de texto, o resultado aos simpatizantes de Obama às 7H00 GMT (4H00 de Brasília).

O senador Joseph Biden, 65 anos, é um membro importante do cenário político americano e um especialista em assuntos internacionais.

Com os 35 anos de experiência no Senado e o cargo de presidente da comissão de Relações Exteriores do Senado, Biden aparece como um veterano da política americana. Ele também é um profundo conhecedor das questões ligadas à defesa.

Com a escolha de Biden, Obama, criticado pela falta de experiência, pretende consolidar sua autoridade e convencer os eleitores relutantes em votar em um candidato inexperiente.

Durante as primárias democratas, Obama teve dificuldades para seduzir os eleitores mais idosos, assim como a classe operária branca. Além disso, a preocupação com sua inexperiência segue se refletindo nas pesquisas.

"Biden fornece a Obama o que ele precisa", comentou na sexta-feira David Brooks, um colunista conservador do New York Times. Segundo Brooks, os trunfos de Biden são suas raízes operárias, sua sinceridade, sua lealdade e sua experiência.

A equipe de campanha do adversário republicano de Obama, o senador John McCain, 71 anos, reagiu imediatamente afirmando que ao escolher Biden, Obama admitiu que não está preparado para dirigir o país.

O tema da inexperiência de Obama é citado constantemente pelos republicanos.

"Ninguém critica mais a falta de experiência de Obama que Joe Biden", destacou em comunicado Ben Porritt, porta-voz da equipe de campanha de McCain.

De fato, Biden, que também chegou a ser candidato à indicação democrata, chegoy a se referir com palavras duras à inexperiência de Obama.

Barack Obama deve apresentar oficialmente seu candidato à vice-presidência no início da tarde (17H00 de Brasília), diante do Old State Capitol de Springfield (Illinois, norte dos EUA).

Foi diante deste edifício histórico, sede do antigo Congresso de Illinois, que Obama anunciou, em outubro de 2007, sua intenção de se lançar na corrida à Casa Branca.

Nascido em 20 de novembro de 1942 em uma família católica de Scranton (Pensilvânia), Joseph R. Biden foi eleito pela primeira vez senador de Delaware em 1972, com 29 anos. Na época, Obama tinha apenas 11 anos.

Joe Biden é elogiado por sua franqueza, mas seus detratores o acusam de falar demais, sem pensar nas conseqüências. Sua carreira foi prejudicada por declarações impensadas.

"Quero alguém capaz de questionar minhas idéias, que não aprove sistematicamente tudo que eu falo", havia declarado Obama sobre seu futuro número dois, numa entrevista exibida sexta-feira pela rede CBS.

jit/yw/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG