Obama escolhe Eric Holder para secretário de Justiça, diz revista

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, teria escolhido Eric Holder, ex-membro da administração Clinton, para secretário da Justiça, segundo a revista Newsweek.

Redação com agências internacionais |


AP

Revista diz que Holder será
novo secretário de Justiça

Holder tem 57 anos e, caso seja confirmado no cargo, será o primeiro negro a chefiar o departamento de Justiça. Ele foi secretário-adjunto durante o governo Clinton e conselheiro de Obama durante a campanha eleitoral. Junto com Caroline Kennedy, ajudou a selecionar o candidato à vice-presidência, Joe Biden.

A "Newsweek" afirma que o advogado, atualmente membro de um prestigioso escritório em Washington, deve se submeter ao processo formal de avaliação por parte da equipe de transição de Obama para determinar se há alguma irregularidade em sua vida que o torne inaceitável para o cargo.

Nascido em Nova York e graduado na Universidade de Columbia, Holder trabalhou durante muitos anos como promotor federal, um trabalho no qual ganhou reputação de inimigo da corrupção no setor público.

O ex-presidente Bill Clinton nomeou-o advogado do Estado para o distrito de Columbia e, em 1997, se tornou secretário-adjunto de Justiça sob o mandato de Janet Reno à frente do departamento.

Segundo a revista, duas fontes da equipe de transição de Obama disseram que o convite já foi feito pelo presidente eleito e aceito por Holder. Oficialmente, a equipe não confirma a informação.

A Newsweek informa que Obama só deve anunciar o nome de Holder depois que divulgar quem vai ocupar os cargos de secretário do Tesouro e do Estado. 

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG