Obama enviou carta a líder norte-coreano, diz jornal

Washington, 16 dez (EFE).- O enviado especial dos Estados Unidos para a Coreia do Norte, Stephen Bosworth, entregou às autoridades norte-coreanas uma carta do presidente de seu país, Barack Obama, dirigida ao líder comunista Kim Jong-il, informaram hoje a imprensa.

EFE |

Fontes da Casa Branca e do Departamento de Estado confirmaram que Bosworth entregou a carta na semana passada, durante os três dias em que esteve em Pyongyang para tentar resgatar o diálogo multilateral sobre o programa nuclear da Coreia do Norte, do qual participam EUA, China, Rússia, Japão e as duas Coreias, informou o "Washington Post".

No entanto, o porta-voz do Conselho de Segurança americano, Mike Hammer, não quis descrever o conteúdo da mensagem.

"Não comentamos correspondência diplomática privada", disse o funcionário à publicação.

Na visita que fez à Coreia do Norte, Bosworth não se reuniu com Kim Jong-il. Também se desconhece se o líder norte-coreano já respondeu o presidente americano, destacou o "Post".

Washington quis manter em segredo a carta de Obama, já que o Governo prometeu a seus parceiros no diálogo multilateral que não a discutiria em público, acrescentou a publicação.

Bosworth foi o primeiro enviado do Governo de Obama à Coreia do Norte. Após a visita, o representante americano disse que teve conversas "amplas e úteis" em Pyongyang, onde se reuniu com o vice-ministro norte-coreano, Kang Sok-ju, e o máximo negociador do país no diálogo nuclear, Kim Kye-gwan.

Na ocasião, os dois países ressaltaram o "entendimento comum" sobre a necessidade de o diálogo multilateral ser retomado, embora uma nova agenda ainda não tenha sido fixada. EFE ca/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG