Obama envia mensagem surpresa ao Irã e fala de novo começo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tentou romper décadas de desconfiança e animosidade com o Irã nesta sexta-feira ao enviar uma mensagem histórica diretamente ao povo do Irã, na qual defende uma resolução das divergências e o início de um relacionamiento honesto.

AFP |

Obama se dirigiu de forma direta ao povo e aos líderes do Irã em uma surpreendente videomensagem, na qual também pede uma nova era de paz e associação entre as duas nações.

Naquele que é o discurso mais decisivo de política externa de seu curto mandato, o presidente afirmou que Washington está comprometido a buscar "laços construtivos" com a república islâmica e que Teerã deve ocupar um "espaço justo" no mundo se renunciar ao terror e abraçar a paz.

"Meu governo está comprometido agora com uma diplomacia que aborde todo o espectro de assuntos entre nós, e a buscar laços construtivos entre Estados Unidos, o Irã e a comunidade internacional", declarou Obama em uma mensagem por ocasião do Nowruz, o ano novo persa.

"Por quase três décadas as relações entre nossas nações foram de atritos. Porém, neste feriado recordamos a humanidade comum que nos une".

Os dois países romperam relações diplomáticas em 1980 e estas permanecem interrompidas.

Ao pedir na celebração do Nowruz um tempo de "novos começos", Obama afirmou que deseja "falar claramente aos líderes do Irã" sobre a necessidade de uma nova era de "relacionamento que seja honesto e baseado no respeito mútuo".

ksh-dm/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG